Operação da Polícia Federal interdita dois abatedouros clandestinos em São João do Rio do Peixe

De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Vandilberg Braz, a operação que culminou com a identificação dos abates e apreensão das carnes e equipamentos, no sítio Vera Cruz, e na PB-393, só foi possível através de uma denúncia anônima.

Uma operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) em Patos, e da Polícia Militar (PM), por volta das 16h30min, desta sexta-feira (4) interditou dois abatedouros clandestinos, na zona rural de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba.

De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Vandilberg Braz, a operação que culminou com a identificação dos abates e apreensão das carnes e equipamentos, no sítio Vera Cruz, e na PB-393, só foi possível através de uma denúncia anônima.

Vandilberg Braz disse que nos abatedouros os fiscais constataram uma série de irregularidades e a falta de qualquer condição sanitária, tanto na criação, quanto no abate de animais, água sem tratamento, utensílios inadequados, vestimentas dos operários inadequadas, condições insalubres e sem a mínima estrutura de trabalho.

Segundo Vandilberg, o abate clandestino era feito nas duas localidades, há quase dez anos, e os produtos eram comercializados em açougues de São João do Rio do Peixe. Em razão das irregularidades, os abatedouros fiscalizados foram interditados e lacrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Abate clandestino
O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de gerar a contaminação do meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal.

O fornecimento de carne não inspecionada prejudica o controle de zoonoses e a segurança alimentar, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, cisticercose, brucelose e tuberculose.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pela Lei 8.137, a venda e comercialização de produtos impróprios para consumo é crime, com pena de detenção de até cinco anos ou multa.

Ação
Em um dos abatedouros foi encontrada uma espingarda calibre 28, em posse do proprietário do estabelecimento, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Cajazeira, para realização do procedimento legal.

Fonte: Diário do Sertão com Jornal Correio da Paraíba

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573