Em entrevista, AFFA fala sobre o trabalho da categoria contra a fraude de pescados

Em entrevista realizada por telefone, ao Canal Rural, o AFFA Daniel Gouvea falou do trabalho desses profissionais e das principais espécies de peixes em que são encontradas adulterações no Brasil. Recentemente, uma pesquisa internacional realizada em mais de 55 países revelou a existência de fraude de uma em cada cinco amostras de pescados.

A edição de sexta-feira (9/9) do Jornal da Pecuária, do Canal Rural, destacou o trabalho dos AFFA´s (Auditores Fiscais Federais Agropecuários) no combate à fraude de pescados. O trabalho do AFFA´s nesta área também repercutiu no site Foco Rural. (leia aqui).

Em entrevista realizada por telefone, o AFFA Daniel Gouvea falou do trabalho desses profissionais e das principais espécies de peixes em que são encontradas adulterações no Brasil. Recentemente, uma pesquisa internacional realizada em mais de 55 países revelou a existência de fraude de uma em cada cinco amostras de pescados. Das 25 mil amostras de peixe coletadas, 20% apresentaram adulteração.

“Hoje temos duas metodologias bem claras de análise de fraudes diferentes, como a análise de DNA, para identificar as espécies que são substituídas, e a metodologia laboratorial”, disse o entrevistado.

O AFFA também afirmou que nos últimos cinco anos, com o aumento do trabalho de fiscalização de fraudes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o percentual de produtos fraudados no mercado de varejo diminuiu, mas ainda gira em torno de 5 a 7% no que diz respeito à troca de espécie. Em relação à fraude no peso, a quantidade pode passar dos 25%.

Confira a entrevista completa aqui.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573