Mapa promove seminário em educação sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM)

Celebrada anualmente, de 18 a 24 de novembro, a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos (WAAW, em inglês) tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM) e também servir como exemplo de colaboração no âmbito do conceito de Saúde Única, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto:Freepik.com - Edição: Anffa Sindical

De acordo com a Aliança Quadripartite formada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 2019, estimou-se que cerca de cinco milhões de mortes estavam associadas à resistência a medicamentos antimicrobianos, um problema sério que tem o potencial de favorecer o surgimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos colocando em risco o controle de doenças, e sendo uma ameaça crescente à saúde de pessoas, animais, plantas e o meio ambiente.

Em diálogo com o tema da Semana de Conscientização definido para 2023, “Prevenindo juntos a resistência antimicrobiana” o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promove amanhã, (21) das 9h às 17h um seminário virtual para disseminar conhecimento e aumentar a conscientização e a compreensão de toda a sociedade a respeito da resistência aos antimicrobianos.

O evento acontece em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), a qual realizará a transmissão da conferência em seu canal do Youtube. Não há necessidade de realizar inscrição prévia.

Logo no início da transmissão, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário e coordenador do tema no âmbito do Mapa, Diego Brito, apresentará o histórico de iniciativas para controle e prevenção da RAM no Brasil, como por exemplo, a implementação do Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária, que foi criado para avaliar riscos, tendências e padrões na ocorrência e disseminação da resistência aos antimicrobianos por meio de alimentos de origem animal produzidos no Brasil, bem como prover dados essenciais para a tomada de decisões em relação à saúde animal e humana, entre outros aspectos.

Acesse e participe