Carreiras de estado podem realizar manifestação conjunta contra suspensão de reajustes

Entidades que compõem o FONACATE estiveram juntas, nesta terça-feira (15/08), na sede do Fórum, para tratar recente sinalização do Governo de suspender reajustes salariais acordados com servidores públicos federais

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou, na tarde desta terça-feira (15/08), reunião emergencial, solicitada pelas entidades ligadas ao Fórum, para tratar sobre a recente ideia anunciada pelo Governo Federal de suspender os reajustes já negociados e acordados com servidores públicos federais.


De acordo com Rudinei Marques, presidente do FONACATE, o objetivo dessa reunião é discutir a eventual suspensão dos reajustes e as ações que serão tomadas, caso isso se concretize.

“O Governo não se definiu ainda sobre qual medida irá usar para a postergação do reajuste, se por Medida Provisória ou Projeto de Lei”, destacou Rudinei ressaltando, ainda, que caso seja por meio de PL, ainda existe maneira de articular e tentar reverter decisão no Congresso Nacional. “Não revertendo, teremos que fazer uma mobilização”, afirmou Marques.

Representando o Anffa Sindical, o presidente Maurício Porto destacou a fase sombria que o funcionalismo público vem enfrentando, “a exemplo da contratação de temporários e das terceirizações”, propostas, hoje, na Fiscalização Federal Agropecuária.

Ao final da reunião, foi orientado pelo presidente do Fonacate que todas as entidades avaliem com as suas bases quanto à realização e qual o melhor dia para uma manifestação conjunta.

“A ideia é realizar uma manifestação unificada das carreiras de estado em todo país, denunciando esse ataque”, explicou Rudinei.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573