Participantes agregam experiências e elogiam curso de capacitação em Formação Econômica e Social do Brasil

Organizado pela Diretoria de Formação Profissional do Anffa Sindical e ministrado pela Escola Dieese, na ENFF, em Guararema (SP), o curso ocorreu entre os dias 6 e 10 de maio, e reuniu 26 colegas de diferentes gerações e regiões do país.

Os cinco dias de realização do curso voltado para a capacitação de Auditores Fiscais Federais Agropecuários com foco na “Formação Econômica e Social do Brasil” se traduziram em uma experiência exitosa e gratificante na opinião dos participantes do evento.

Organizado pela Diretoria de Formação Profissional do Anffa Sindical e ministrado pela Escola Dieese, na ENFF, em Guararema (SP), o curso ocorreu entre os dias 6 e 10 de maio e reuniu 26 colegas de diferentes gerações e regiões do país que agregaram nos debates a partir de suas experiências de atuação em diversas áreas do MAPA. “Foi uma grande oportunidade para um aprofundamento teórico em temas como economia política, história da organização dos trabalhadores, o desenvolvimento do capitalismo na agricultura brasileira, educação popular e trabalho de base, análise de conjuntura política no Brasil e América Latina, valores e princípios esperados para militantes e dirigentes sindicais, dentre outros”, disse o diretor de Formação Profissional, Guilherme Coda. Para ele, o evento foi uma experiência transformadora, que uniu os participantes e criou uma base mais sólida para a militância sindical.
Além do conteúdo abordado nas palestras, o método do curso propiciou um convívio entre os participantes, que dividiram tarefas e compartilharam os alojamentos.

Confira abaixo os depoimentos de alguns dos participantes:

“O curso foi uma imersão em ensinamentos e valores preciosos. Reencontrei e encontrei colegas que agora posso chamar de amigos. Dividimos quartos, experiências e descobrimos o que nos une como categoria e como pessoas."
Katherine Silva, AFFA do Acre

"Com um mergulho profundo na história do sindicalismo brasileiro, o curso, para mim, revigorou o sentido de solidariedade e compromisso com a nossa carreira, com os demais servidores públicos e com o conjunto dos trabalhadores. Volto mais motivado para participar nas atividades sindicais!"
Vinícius Pasquotto, AFFA do Rio Grande do Sul

"O conhecimento aprofundado sobre a criação da organização dos trabalhadores sobre o que convencionou-se chamar sindicato deveria ser obrigatório para todos os filiados. A troca de experiências entre colegas que trabalham em diversos setores do MAPA é oportunidade ímpar!"
Luiz Felipe, AFFA de São Paulo

"Quanto a nossa semana juntos foi uma experiência maravilhosa, quase um retiro de aprofundamento em questões humanas e sociais, inesquecível. Imaginem se todos os colegas tivessem agora o mesmo espírito de coletivo, união e solidariedade que este nosso grupo tem? Acho que seria o máximo do sindicalismo”.
Diego Gheller, AFFA do Paraná

"Todo o conhecimento histórico compartilhado durante o curso me levou ao reconhecimento como classe trabalhadora e, no dia a dia do alojamento compartilhado e da divisão das tarefas da escola, vivenciando alguns dos valores do sindicalismo, como solidariedade e compromisso, pude entender que a união e o engajamento na luta em defesa dos direitos da nossa carreira, hoje, tem papel fundamental na construção de um projeto de nação mais justo e equitativo."
Raquel Gimenes, AFFA de Mato Grosso

"Todos nós saímos de lá diferentes. Creio que os ganhos foram para a vida toda. Gratidão"
Nelson Guedes, AFFA de Minas Gerais

"Para mim, o curso solidificou ainda mais a ideia de necessidade de lutar por novos direitos e manter os que já temos. Não aceitando o discurso patronal de que as reformas como estão propostas são salvadoras e, menos ainda, a sobrecarga de trabalho imposta no cotidiano sob a desculpa de falta de recursos para contratação!"
Chico David, AFFA do Distrito Federal

"Recomendo que este curso seja oferecido nas Delegacias Sindicais e sensibilize mais colegas. Ele deixa bem claro a percepção da necessidade de nos compromissar com o Sindicato e com a sociedade, pois a solução de nossos problemas, depende de nosso protagonismo."
Márcio Menegazzo, AFFA de Mato Grosso do Sul 

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573