Segundo dia de reuniões do CEM apresenta avanços da categoria no PL do Autocontrole

Aconteceu na tarde de ontem, 30/09 uma apresentação do Diretor de Comunicação do Anffa Sindical,  Antonio Andrade acerca do PL 1293/ que trata do Autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária.

O Diretor destacou que "não temos como ser contrários ao autocontrole em si, uma vez o aplicamos há anos e está arraigado na legislação de defesa agropecuária, sob diversas sinonímias”. Somos contrários a partes do texto do PL da forma como está, pois assim, ele abre muitas brechas para a participação da iniciativa privada nas atividades de defesa agropecuária sem limites claros” afirmou.

Proposições substitutas foram elaboradas pelo Anffa Sindical e apresentadas a parlamentares e representantes de instituições do setor regulado. Agora, Andrade destacou os principais aspectos do texto, recentemente aprovado na CAPADR, e que foram modificados após intervenções do Sindicato.

O principal avanço no novo texto do PL, que foi incluído graças aos esforços do Anffa Sindical foi a criação do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais – Vigifronteiras. Além disso, a lacuna que restava sobre a falta da análise de risco foi sanada: o termo foi devidamente acrescentado ao relatório no artigo 3º, inciso VII.

A necessidade de supervisão de um AFFA responsável para a aprovação definitiva da concessão de registro de produtos, e a definição da composição da Comissão Especial de Recursos da Defesa Agropecuária à qual compete o julgamento do processo administrativo, também foram aspectos vistos com bons olhos pelos Auditores.

Acrescenta-se também a definição de “obstrução à ação de fiscalização” e sua inclusão entre as causas de ações cautelares.

Debates sobre possíveis cenários foram apresentados pelos representantes dos comandos Estaduais de Mobilização, e aspectos que ainda precisam de melhorias também foram apontados, como por exemplo a concessão automática de registro a produtos que possuam parâmetros ou padrões normatizados, assim como a indefinição de parâmetros para as não conformidades sujeitas à regularização por notificação de que trata o inciso X do caput do art. 3º.

Confira abaixo a galeria de imagens do encontro:

Ricardo Aurélio, vice presidente do Anffa Sindical.

Diretor de Comunicação Antônio Andrade durante apresentação.

AFFAs acompanham apresentação do PL.

Debate sobre o PL do Autocontrole.

AFFAs debatem pontos sensíveis do PL.

Colegas levantam questões relevantes ao debate.

João Carlos Aranha, representante do CEM pelo Estado de Rondônia.

Felipe Coorea, Diretor do Dep. de Relações Institucionais.

Delegada Márcia Nonnemacher, do Paraná.