Fonacate solicita reajuste imediato a servidores do executivo

Ofício solicita, em caráter de urgência, reajuste de 6% a servidores do Poder Executivo, alinhado com os Poderes Legislativo e Judiciário, os quais já foram aprovados.

Foto: Fonacate

O Anffa Sindical participou, nesta quarta-feira (11/01), de Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), sobre a campanha salarial de 2023. Na ocasião foi aprovado, em caráter de urgência, documento solicitando urgência, através de uma medida provisória, com um índice de reajuste de 6% para os servidores do Poder Executivo, alinhado com o reajuste do Poder Legislativo e Judiciário, publicado nesta manhã no Diário Oficial da União (DOU).

O Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, disse que a reestruturação da carreira será tratada durante as mesas de negociação, que ocorrem a partir de março. “No momento, a luta é pelo reajuste de 6% aos servidores do Executivo, em caráter emergencial e alinhado com os outros Poderes. A frente, nas mesas de negociação, que serão implantadas no novo ministério de gestão e inovação, falaremos sobre os objetivos específicos do Sindicato, como a reestruturação da carreira, realização de concursos, além da correção dos benefícios dos servidores”, afirmou. 

É importante lembrar que os recursos para o reajuste dos servidores do Executivo já estão previstos na Lei Orçamentária Anual de 2023 (LOA/23). “É possível fazer a publicação da medida provisória para que ela tenha efeito rápido. Esse reajuste, porém, não repõe a perda histórica da carreira, que obteve seu último reajuste em janeiro de 2017 e está calculada em 47%. Este é apenas um reajuste emergencial, o restante também será debatido nas mesas de negociação”, explicou o vice-presidente do Anffa, Ricardo Aurélio Nascimento. 

O Sindicato também informa que em breve será realizada a convocação do Conselho de Delegados para reunião deliberativa, com prazo de cinco dias.

O Sindicato também informa que em breve será realizada a convocação do Conselho de Delegados do Anffa Sindical para reunião deliberativa, sobre o dia nacional de mobilização dos Servidores Federais, em 31 de janeiro, também aprovado na referida assembleia do Fonacate.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573