Um mês após ataques às sedes dos três Poderes, manifestação pública defende a democracia

presidente do Sindilegis em discurso / Foto: Anffa Sindical

Um mês após a invasão em atos antidemocráticos nas sedes dos Três Poderes em Brasília, aconteceu, nesta quarta-feira (08/02), no Congresso Nacional, uma manifestação convocada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis). A denominada “O caminho inverso: ato pela democracia” foi realizada no Salão Negro, um dos primeiros locais da invasão em 08 de janeiro. O Anffa Sindical esteve presente.

O ato teve a participação de servidores, parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil. No início, os corais da Câmara dos Deputados, do Senado e do Tribunal de Contas da União cantaram o Hino Nacional.

Logo após, foram realizadas diversas homenagens aos policiais legislativos, trabalhadores da limpeza, restauradores de obras de arte e demais trabalhadores que se esforçaram para proteger o Parlamento e devolvê-lo recuperado.

Entre outros servidores da Câmara e do Senado, o presidente do Sindilegis, Alison Souza, falou sobre a agressão ocorrida há um mês. “Estar aqui hoje é um dever cívico. Tenho certeza da esmagadora maioria de brasileiros que repudiaram o uso da violência para o alcance de objetivos políticos”, afirmou. “Certamente, este ato ficará marcado pela história da democracia brasileira”, finalizou.

Alison Souza ainda destacou o trabalho de pessoas que limparam o Palácio do Congresso e recuperaram obras de arte destruídas. Ele também agradeceu o apoio de sindicatos dos outros Poderes e de integrantes da coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Congresso dos Estados Unidos.

A celebração ainda contou com apoio de várias entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Associação de Ex-membros do Congresso dos Estados Unidos (FMC), que enviaram mensagens e vídeos. Além da Fundação PopVox, onde a Presidente, Marci Harris, compareceu pessoalmente.

O ato foi finalizado com os servidores públicos diante do Congresso Nacional após fazerem o caminho inverso ao dos invasores, saindo do Salão Negro pela rampa.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados