Bioinsumos é tema de seminário da Delegacia do ANFFA no RS e do MAPA na Expointer

 

Foto: Anffa Sindical/DS/RS

O seminário Biorrevolução, uma nova era no campo com os bioinsumos reunirá pesquisadores e especialistas de universidades, empresas e do ANFFA Sindical na Expointer. O evento, realizado pela Delegacia do ANFFA Sindical no RS e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) será no dia 31 de agosto (quinta-feira), na sede da Federacit, a partir das 14h.

Segundo a delegada do ANFFA no RS, Soraya Elias Marredo, o tema é uma inovação que está em estudo para ser normatizada. “É uma atividade que teremos de fiscalizar e auditar. Será um novo campo de atuação, mais uma demanda para os auditores”, afirma. Nesta edição, a DS-RS fez uma parceria com o MAPA, o que ajudou a formatar um evento com nomes de destaque na área de bioinsumos com economia de recursos.

“O seminário tem como objetivo fortalecer o conhecimento sobre bioinsumos, tecnologia que ajuda a promover o desenvolvimento sustentável na agropecuária”, explica o AFFA Roberto Lucena, atual chefe da DDR e secretário da DS-RS ANFFA. Cabe ao MAPA regulamentar, fiscalizar e fomentar o uso da tecnologia. “É uma realidade no campo e temos de nos apropriar para o melhor desempenho das atividades”, complementa.

A coordenadora geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos do MAPA, auditora Valéria Burmeister Martins, explica que o objetivo do Programa Nacional de Bioinsumos tem como objetivo ampliar e fortalecer a utilização de bioinsumos com vista ao desenvolvimento sustentável em todo o tipo de exploração agropecuária.

O programa conta com um conselho estratégico que define os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, como apoio a universidades federais e Embrapa. Também concede crédito e fomento, com promoção de cursos à distância, apoio a biofábricas e a programas estaduais. Na Expointer, será lançado o primeiro FabLab de Food Tech da América Latina e o primeiro na área de bioinsumos do Rio Grande do Sul.

Confira a programação do Seminário:

14h - Abertura
AFFA Ricardo Aurélio do Nascimento, vice-presidente do ANFFA Sindical

14h30 - Mesa-redonda - Uso de bioinsumos: realidade, potencialidades, limites e perspectivas
Participantes
Prof. Thomas Newton Martin (UFSM)
Prof. Ibanor Anghinoni (UFRGS/IRGA)
Drª Aida Matsumura (ICB BIOAGRITEC) PhD Marcos Puppin (ABBI) Prof. Luciano Pes (Colégio Politécnico da UFSM)
Mediadora
Luana Nascimento (SENAI CETIQT)

Palestras

15h30 - Pesquisas e aplicação de bioinsumos na agricultura do RS
Prof. Thomas Newton Martin (UFSM) - Bioinsumos sólidos e líquidos para utilização e sustentabilidade em sistemas agropecuários Prof. Ibanor Anghinoni (UFRGS/IRGA) - Uso de bioinsumos na produção de arroz irrigado

16h30 - Bioeconomia e Bioinsumos: oportunidade inovar
AFFA Henrique Bley (CGFIC/DSV/SDA) - Regulamentação de produtos à base biológica Joaquim Dias Nogueira - Rede de inovação em bioinsumos
Mediador:
Joaquim Nogueira (Programa Nacional de Insumos/MAPA)

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573