Reunião Direx-CDS aborda reestruturação e mesas de negociação

Presidente do Anffa Sindical realizou abertura atualizando os Delegados Sindicais

Acontece nesta semana (28/11 - 01/12), em Brasília/DF, reunião entre a Diretoria Executiva Nacional do Sindicato Nacional dos Auditores Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e o Conselho de Delegados Sindicais (CDS). O objetivo é alinhar as principais pautas da carreira com os delegados sindicais.

Durante a abertura, nesta terça-feira (28), o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, e o coordenador do Conselho de Delegados Sindicais, Simplício Alves, fizeram referência ao processo eleitoral. Em fala, Janus Pablo antecipou a tarefa do novo CDS de atualizar o processo eleitoral, além da realização de remodelação da estrutura do Sindicato (sede e delegacia), com vistas à economicidade.

Mesas de Negociação e a Reestruturação

Ainda, o Presidente falou sobre as principais pautas da carreira, envolvendo as mesas de negociação e a reestruturação. Segundo ele, “muitas demandas não remuneratórias irão necessitar de regulamentação que podem perdurar durante todo o mandato do governo”, afirmou. Quanto às reivindicações remuneratórias, “em torno de 60 carreiras estão solicitando reestruturação, cerca de 22 delas com impacto financeiro”.

De acordo com Janus Pablo, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Feijóo, destaca positivamente a carreira de auditor agropecuário e diz que, entre as carreiras de auditoria, esta possui prioridade para reestruturação, em razão da defasagem salarial e por já ser uma carreira de auditoria. Das mais de 60 solicitações de reestruturação, muitas estão voltadas para a denominação da carreira, com a inclusão do termo “auditor”. “Devido ao tamanho da nossa importância estratégica, estamos bem situados na negociação para a reestruturação”, diz Janus Pablo.

Também em fala, o presidente citou que 25 carreiras apresentaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que ainda não foi aprovada. “Uma emenda aprovada em LDO não significa a certeza de uma reestruturação, pois o Presidente da República ainda pode vetá-la, porém é uma sinalização política muito forte”, afirma. Segundo o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio Nascimento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser finalizada em dezembro. Já a Lei do Orçamento Anual (LOA) deverá ser aprovada no ano que vem, entre janeiro e fevereiro.

Ainda, o Governo Federal anunciará em 15 de dezembro o calendário das Mesas Setoriais de Negociação. De acordo com o presidente do Anffa Sindical, o regulamento da Mesa deixa claro que têm prazo definido e que ao final obrigatoriamente tem que ser apresentada uma proposta. “Para todas as Mesas estamos com um Governo Federal que nos permite a negociação e vamos aproveitar isso. Nos preparamos para isso, fizemos um grande trabalho nos últimos anos e vamos trabalhar mais para que possamos atingir nossos objetivos”, finaliza Janus Pablo.

Nesta terça-feira também ocorreria o debate sobre a definição das formas de mobilização da carreira no cenário atual. Entretanto, a pauta foi adiada para quarta-feira (29/11).