Entidades manifestam apoio à reestruturação da carreira de Affa

Entidades manifestam apoio à reestruturação da carreira de Affa
Foto: Anffa Sindical

Desde que foi iniciada a mobilização da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affa) em 22/01 deste ano, movimento no qual pleiteiam a reestruturação remuneratória da categoria, diversas entidades têm se manifestado positivamente junto a representantes do governo a fim de demonstrar que a demanda é justa e necessária para reconhecer a complexidade, a responsabilidade e a importância das atividades desempenhadas por esses profissionais. 

A título de contexto, cabe destacar que a carreira de Affa é a única pertencente ao ciclo de auditoria e fiscalização federal cujo último reajuste remuneratório ocorreu em 2017, ao passo que demais outras carreiras do citado grupo tiveram seus vencimentos corrigidos em 2018 e 2019. Diante disso, as perdas inflacionárias do período a inflação medida pelo IPCA alcançam a marca de 41,83%. 

Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva)

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi uma das organizações que remeteu ofício ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, na data de ontem (04). Destacando que o trabalho realizado pelos auditores é essencial para assegurar a integridade do setor agropecuário brasileiro, o qual impacta diretamente na economia nacional e no bem-estar da população, a Associação pede que haja um “diálogo aberto e construtivo entre o governo e as entidades representativas dos auditores, no sentido de alcançar um acordo que contemple as necessidades da categoria.” 

Por meio de seu presidente, Gilberto Domingos Sobrinho, a organização cita ainda a necessidade de adequação das condições de trabalho dos servidores da carreira, situação evidenciada há tempos pelo Anffa Sindical e corroborada pela Associação Comercial Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi). 

Associação Comercial Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi)

Em documento enviado aos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Fazenda; da Agricultura e Pecuária e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Carlos Fávaro e Esther Dweck, respectivamente, a Acifi denuncia que a deficiência no número de servidores para atender à demanda logística de importações, especialmente dos produtos agropecuários procedentes dos países do Mercosul, tem prejudicado o livre comércio da região. 

“Produtores e exportadores têm perdido interesse de exportar para os três estados do Sul, devido à imprevisibilidade no cumprimento dos contratos de exportação nos prazos adequados, em razão dos gargalos e entraves dos trâmites fronteiriços”, relatou a organização que tem mais de mil entidades associadas. 

Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros)

Para a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) a existência de um quadro de servidores adequado é uma necessidade de primeira grandeza, motivo pelo qual a organização intercede pelo estabelecimento de alternativas curto, médio e longo prazo, que culminem no fortalecimento das atividades de defesa agropecuária e na consequente manutenção da saúde econômica do país.

Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM)

Para a Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) a falta de atendimento às reivindicações da carreira apresenta um risco a todo o setor agropecuário e, de forma enfática, alerta que “a continuidade da mobilização trará danos irreparáveis.”

As negociações com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a respeito dessa pauta estão oficialmente abertas há quase seis meses, desde que o Anffa Sindical foi convocado a apresentar formalmente a demanda ao governo em 09/10/2023 (relembre aqui). 

Ao longo desse tempo, foram apresentadas propostas que não satisfazem o pleito da carreira, o que ocasionou uma mobilização dos servidores e consequente ausência de acordo até o momento. “Não abrandaremos a mobilização enquanto não recebermos uma proposta que diminua a grande distorção que há entre a nossa carreira e as outras carreiras de auditoria”, decretou o presidente do Sindicato, Janus Pablo.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573