AFFA abordará inspeção de suínos em frigoríficos e atividades de autocontrole em live

“Minha apresentação diz respeito à modernização da inspeção, que iniciou em 2013, com o foco no serviço oficial dos AFFAs médicos veterinários que atuam no SIF e em outras atividades naquilo que diz respeito à saúde pública e à saúde animal”, ressalta Elenita Ruttscheidt

A atualização da inspeção de suínos em frigoríficos com base em risco e na segurança do alimento será alvo de um debate on line com a participação da chefe da Divisão de Relações Institucionais do Dipoa, AFFA Elenita Ruttscheidt, na próxima quinta-feira (15/10), às 10h. Veja o link de participação aqui.

O tema é apenas um dos que integram a live “Zoonoses, saúde pública e doenças de importância na suinocultura”, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

“Minha apresentação diz respeito à modernização da inspeção, que iniciou em 2013, com o foco no serviço oficial dos AFFAs médicos veterinários que atuam no SIF e em outras atividades naquilo que diz respeito à saúde pública e à saúde animal”, ressalta Elenita.

Segundo ela, é importante discutir hoje o que pode ser classificado como atividade de autocontrole, que pode ser realmente executado pelo estabelecimento, daquilo que interfere em saúde pública e em saúde animal, e o que demanda ações restritivas sobre a indústria e que deve ser executado pelo serviço oficial através dos AFFAs dentro do abate.

“Basicamente, separamos as avaliações ante mortem e post mortem que são de atribuição de servidores públicos, daquelas atividades delegáveis ao estabelecimento e que ele mesmo pode avaliar e fazer. E também estabelecemos procedimentos de auditoria aonde os AFFAs farão avaliações com validação estatística e com metodologia prevista do procedimento adotado pelo autocontrole. Então, nessas avaliações, nós teremos essa avaliação da indústria, além de tomadas de ações no caso de não atendimento dos programas de autocontrole do próprio estabelecimento”, completou.

Entre os temas a serem abordados por ela na live estarão ainda a IN 79/2018, e quais são as alterações de planta, as ferramentas para implementação dessa norma até 2028, que é o seu prazo de implementação, e as adaptações que a empresa tem que fazer no seu processo para ser incluída na lista positiva do Dipoa de plantas que podem executar esse tipo de inspeção com base em risco.

Demais assuntos - Além da participação da AFFA, o debate on line contará com a presença da médica veterinária, pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, que falará sobre “Zoonoses, doenças transfronteiriças e emergentes: impactos econômicos, prevenção e controle”; e do médico veterinário e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Morés, que abordará as “Condenações por aderência no abate de suínos e os fatores de risco associados no campo”.
  

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573