Mais ou menos álcool? Saiba o que define o teor alcoólico da cerveja

A cerveja está entre as bebidas mais consumidas no Brasil. O país, inclusive, é o 3º no ranking mundial que mais consome a bebida. De acordo com a empresa de pesquisas Kantar, durante a Copa do Mundo o consumo da cerveja aumenta ainda mais. Afinal, futebol e cerveja gelada combinam demais com o Brasil. 
 
Para celebrar o clima da Copa do Mundo, o Anffa Sindical preparou uma série de informações e curiosidades sobre a bebida mais consumida no país. Você sabe o que define o teor alcoólico desta bebida?

Por se tratar de uma bebida alcoólica por fermentação, o teor alcoólico da cerveja é estipulado pela quantidade de glicose inserida na receita, quanto maior, mais concentração de álcool terá. 

Basicamente acontece quando o malte está no processo de fermentação, onde ele é quebrado em partículas de açúcar que servirão de alimento para as leveduras da cerveja, que por sua vez se transformam em álcool e gás carbônico O processo de fermentação pode durar de uma semana até meses..

O álcool é de grande importância na cerveja, isso porque ele deixa os aromas e sabores da bebida mais perceptíveis ao paladar, sem que o consumidor sinta diretamente o sabor dele próprio.

O teor alcoólico médio de uma cerveja está entre 4,8% e 5,2%, mas alguns estilos podem carregar até 15% de álcool.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573