Affa participa de reunião do Codex Alimentarius na Austrália

O Codex Alimentarius é uma comissão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: pixabay

Representando a Superintendência da  Agricultura e Pecuária do Paraná, do Ministério da Agricultura e Pecuária (SFA/PR-Mapa), o Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV/PR), Fernando Mendes, integrou a comitiva brasileira que participou da Reunião Oficial do Codex Alimentarius, que aconteceu na Austrália,  no período de 01  a 05 de maio.

O Codex Alimentarius, uma comissão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), é  referência internacional em temas ligados à segurança alimentar e proteção do consumidor, além de garantir práticas leais no comércio internacional de alimentos.

A reunião foi realizada no  âmbito do Comitê sobre Sistemas de Inspeção e Certificação de Alimentos no Comércio Internacional e tratou dos seguintes temas: fraude de alimentos, equivalência entre sistemas nacionais de controle alimentar,  rastreabilidade em alimentos, auditorias remotas,  e outros temas globais emergentes. 

Na reunião, a delegação brasileira apresentou o projeto de uma nova frente de trabalho no âmbito da atuação do comitê,  com o objetivo de harmonizar os requisitos sanitários indicados nos certificados internacionais. A proposta foi bem recebida pela Plenária e será objeto de trabalho conjunto até a próxima reunião do Comitê, e contará  com a colaboração de países como Austrália, Espanha, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. 

Para Fernando Mendes,  a participação de representantes brasileiros nesse tipo de evento é fundamental para que o Brasil possa defender fortemente suas posições  como grande  player mundial que é  na produção e na exportação de alimentos. 

“Além disso, o evento proporciona a oportunidade para a troca de experiências sobre iniciativas bem sucedidas entre os países participantes, favorecendo o aperfeiçoamento dos nossos regulamentos e dos nossos protocolos de trabalho aqui no Brasil.” afirmou Mendes.

O Brasil é membro do Codex Alimentarius desde 1968 e é um dos países da América Latina que tem maior tradição de participação nos trabalhos do Programa Codex. 

Fonte: MAPA

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573