Anffa Sindical parabeniza Ministério da Agricultura e Pecuária por 163 anos de história

Nesta sexta-feira (28/07), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) comemora 163 anos. Na oportunidade, o Anffa Sindical parabeniza todos aqueles que o compõem e que já escreveram sua história em prol do desenvolvimento do país.

Em uma viagem pela história do  Ministério da Agricultura e Pecuária, o Anffa Sindical conversou com a bibliotecária do MAPA, Neuza Arantes, para saber mais sobre a criação e importância do Ministério.

A criação do Ministério da Agricultura e Pecuária ocorreu em 28 de julho de 1860, quando ainda se chamava Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. A Secretaria integrava a estrutura do Gabinete do 2º Império, cujo imperador era Dom Pedro II. Em 1930, o órgão destinado a cuidar do setor primário passou a ser chamado de Ministério da Agricultura.

Neuza Arantes conta, com grande empolgação, sua história pelo Ministério, onde trabalha há 46 anos. “Aqui é o lugar onde me sinto feliz. Essa biblioteca, essa história, tem muito significado para mim. E digo que esse é o Ministério mais importante que temos no país. Sem alimento, sem agricultura e pecuária, não há comida na mesa do brasileiro”, afirma. “Uma pessoa só tem segurança de chegar ao mercado e escolher qualquer coisa para se alimentar, por causa de servidores do Ministério da Agricultura”, finaliza.

A biblioteca do MAPA armazena cerca de 500 mil exemplares sobre diversas áreas do setor. Desde o primeiro relatório escrito pelo Ministério, passando por livros de estudo sobre a agricultura brasileira do século XIX, até revistas do setor publicadas em 2023.

História do MAPA

Para além, o Sindicato separou alguns marcos importantes na história do órgão com ligação à carreira de auditor fiscal federal agropecuário.

Em 1933, foram regulamentadas as profissões de Veterinário e Agrônomo.

Em 1977 foi criado o Laboratório Nacional de Saúde Animal (Lanara), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, e seis Laboratórios Regionais (Laras). Hoje com o nome de “Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA)”, são estratégicos no trabalho de análises de inocuidade, qualidade e identidade dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, bem como avaliam a qualidade dos insumos agropecuários.

Em 1990 foi criada uma nova Pasta da Agricultura, a qual foram outorgadas as tradicionais atribuições, com exceção do abastecimento, acrescidas daquelas relacionadas às ações de coordenação política e à execução da reforma agrária e dos assuntos de irrigação.

Em 1991, a Pasta incorporou os assuntos de abastecimento, de política agrícola e de desenvolvimento rural. Em 1992, é dada a denominação de Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária.

Em 1996, assume a denominação de Ministério da Agricultura e do Abastecimento, por haver sido redistribuídos os assuntos relacionados à condução e execução da política de reforma agrária.

Em 2000, foi estabelecido como carreira típica de estado o “Auditor Fiscal Federal Agropecuário”, composta por farmacêuticos, veterinários, agrônomos, químicos e zootecnistas.

Em agosto de 2001, o Ministério da Agricultura incorpora em seu nome a designação “Pecuária”, passando a ser denominado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em clara demonstração da importância deste segmento inclusive pelo destaque do agronegócio de carnes no mercado brasileiro, bem como no mercado global, tendo em vista a Balança Comercial do País. Em 2023, o Ministério passa a se chamar Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Anffa Sindical parabeniza e homenageia a riquíssima história do Ministério da Agricultura e agradece por todos os servidores que prestam e já prestaram serviços em prol do desenvolvimento do país, principalmente aos auditores agropecuários.