Mapa envia pedido de concurso com 857 vagas em vários cargos

O Ministério da Agricultura e Pecuária encaminhou um novo pedido de concurso Mapa ao MGI, para 857 vagas de níveis médio e superior

Foto: Anffa Sindical

O Ministério da Agricultura e Pecuária encaminhou um ofício que solicita a autorização para um novo concurso Mapa. O pedido visa ao preenchimento de 857 vagas em cargos de níveis médio e superior.

O ofício foi encaminhado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

O objetivo do Mapa é preencher cargos vagos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

De acordo com a pasta, é grande a carência de pessoal nas carreiras Administrativas.

"Todavia, constata-se que o quadro de pessoal administra vo nesta Pasta encontra-se com defasagem de mão de obra, em virtude do crescente número de aposentadorias, bem como do aumento do volume de trabalho. Vale destacar que não houve a realização de novos concursos voltados a essas a vidades administra vas nos úl mos 10 anos."

Conforme acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, a nota técnica encaminhada confirma a seguinte distribuição:

Administrador - 39 vagas;
Agente administrativo - 500 vagas;
Analista técnico administativo - 107 vagas;
Arquiteto - três vagas;
Arquivista - três vagas;
Assistente social - 13 vagas;
Bibliotecário - 17 vagas;
Contador - 14 vagas;
Engenheiro - 92 vagas;
Estatístico - dez vagas;
Nutricionista - duas vagas;
Médico - 24 vagas;
Psicólogo - nove vagas; e
Técnico em assuntos educacionais - 24 vagas.
Com exceção do agente administrativo, que requer somente o nível médio completo, todos os demais cargos têm como requisito o nível superior.

Na justificativa apresentada pelo Mapa para o novo concurso, a pasta alega que as carreiras da área finalística são predominantes no quadro de cargos, sendo PGPE com a segunda maior demanda, representando 29,4% dos cargos atualmente ocupados.

Entretanto, há uma grande parcela de cargos em extinção ou passíveis de provimento na tabela apresentada.

Veja dados disponibilizados pelo Mapa:

Além disso, o Mapa alega que, dentre os 1.578 servidores ativos do PGPE, um total de 709 já recebem abono de permanência.

Destaca-se, ainda, que nos últimos sete anos, 1.693 servidores se aposentaram dentro do plano geral.

Concurso Mapa: cronograma prevê edital em 2025

Se autorizado pelo Governo Federal ao longo deste ano, o Mapa pretende realizar o seu novo concurso em 2025. Inclusive, a nota técnica traz um cronograma previsto.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a previsão é contratar a banca organizadora em janeiro. Já o edital, se o prazo for cumprido, sairá em fevereiro do próximo ano.

A aplicação das provas está programada para agosto, enquanto a nomeação dos aprovados está prevista para dezembro de 2025. Veja as previsões a seguir:

No ano passado, o MGI autorizou mais de 500 vagas do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) para quatro ministérios, sendo eles: o próprio Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); o MDIC; o MPO; e o MPI.

As oportunidades foram inseridas no Concurso Nacional Unificado, cujas provas serão aplicadas em 5 de maio.

O Mapa também tem vagas no CNU, autorizadas em 2023, porém para os cargos de auditor e da carreira de Ciência e Tecnologia.

Fonte: QConcursos