Instituto Brasil Orgânico promove live no Dia Mundial do Solo

Foto: Freepik.com - Edição: Anffa Sindical

Com o tema: “Nossa vida depende da água que se planta no solo vivo”, os convidados, Afonso Peche Filho, pesquisador do IAC e Araci Kamiyama, extensionista da CATI - SP irão dialogar sobre o papel da agroecologia e agricultura orgânica no desenvolvimento da  agricultura brasileira.

A live acontecerá na página do Instituto: https://www.youtube.com/institutobrasilorganico

O Dia Mundial do Solo

O dia cinco de dezembro, é uma data criada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo, e oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de alertar para o grave problema da degradação progressiva imposta aos solos pelo crescimento desordenado da humanidade.

Estudos patrocinados pela FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations, mostram que 33% dos solos do mundo estão degradados. Apesar de todo desenvolvimento tecnológico a capacidade produtiva dos solos vem caindo a cada ano. Somente a erosão é responsável pela extinção de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano. A FAO estima que as perdas na produção de cereais relacionadas com a degradação dos solos serão da ordem de 253 milhões de toneladas, em 2050.

O dia 5 de dezembro não é um dia comemorativo, é um dia de luta. Uma data para reflexão sobre a necessidade de mudar essa realidade.