A agricultura foi o setor da economia que mais cresceu no terceiro trimestre deste ano, com uma alta de 1,3%. O dado foi divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e mostra que o setor foi um dos principais responsáveis pelo aumento de 0,6% do PIB Brasileiro.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) destaca a importância do trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) para esse bom resultado. Esses servidores são responsáveis por garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, a segurança alimentar dos consumidores e por assegurar que os produtos agropecuários exportados atendam aos mais altos padrões internacionais e que os importados não coloquem em risco o ambiente produtivo agrícola e pecuário nacional e a saúde dos brasileiros.
Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em 2017, encomendado pelo Anffa Sindical, o trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários é responsável pela geração de 2,2 milhões de empregos e influem positivamente na redução de R$ 71,6 bilhões no gasto de insumos, bem como na arrecadação de R$ 2,9 bilhões em impostos.
Nos últimos 20 anos, porém, o número de Affas caiu de 4.200 para 2.700. Essa queda drástica no quadro de profissionais prejudica as atividades de auditoria e de fiscalização federal agropecuária e aumenta o risco de uma doença ou praga se instalar, causando graves danos à economia nacional.
Para fortalecer o agronegócio brasileiro e a segurança alimentar dos cidadãos, o Anffa Sindical defende a realização de novos concursos para todas as formações profissionais englobadas pela carreira de Affa, como engenheiros agrônomos, farmacêuticos, médicos veterinários, químicos e zootecnista.
Re9 Comunicação
Victor Correia – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9114-7960/ 9 9870-5323
Juliana Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5983
Regina Trindade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5980