Sidebar

24
Qui, Jun

Releases

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) realizam hoje (10) uma ação de fiscalização para combater fraudes em azeites de oliva na região metropolitana de Belo Horizonte. A operação utiliza um laboratório móvel capaz de analisar uma amostra de azeite em apenas cinco minutos e abrangerá um grande número de mercados e centros de distribuição da região.

"Esse combate acirrado às fraudes no azeite vem desde 2017", conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Ademir Monteiro. "Nesse período já conseguimos retirar do mercado muitos produtos fraudados. Essa ação atual, como é rápida, nos permite ampliar o número de amostras e de estabelecimentos fiscalizados", continua.

O veículo utilizado na ação possui um equipamento chamado de espectrômetro de infravermelho próximo (NIR, na sigla em inglês) e pertence aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs). O aparelho consegue detectar a composição dos ácidos graxos que formam a identidade do azeite.

Para ser considerado azeite de oliva, o produto deve ser obtido somente do fruto da oliveira, sem adição de outros óleos. No Brasil, a fraude acontece pela adição de outros componentes – muitas vezes impróprios para consumo – ao azeite, o que pode trazer riscos para o consumidor.

A ação já foi realizada em outras cidades, como em Curitiba, no Paraná, nos dias 25 e 26 de novembro. Das 36 marcas analisadas na região, quatro foram desclassificadas pela adição de outros produtos ao azeite de oliva.

"Sem a unidade móvel, nós tínhamos que coletar e analisar um grande número de produtos de cada vez", diz Monteiro. "Agora, nós fazemos o teste rápido e coletamos para o laboratório apenas as marcas que apresentaram problemas. É um trabalho mais direcionado", finaliza.

 

Re9 Comunicação

Victor Correia – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9114-7960/ 9 9870-5323
Juliana Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5983
Regina Trindade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5980

Veja o que saiu na imprensa

Agro Link

0
0
0
s2sdefault

--- BANCO DE IMAGENS DOS AFFA ---

Sindicato
Vigiagro
OGM algodão

 

 

  • o sindicato
  • Eleições 2020
  • Grupo Whatsapp
  • Fgv
  • Segurança Alimentar
  • Fonacat
  • Mapalegal
     
    Leia as últimas edições do INFFO Sindical

     

    Acesse

    Conheça nosso Aplicativo