Dia Nacional de Mobilização é importante para negociação da reestruturação

O Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), que integra o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), participará, na próxima terça-feira (31/01), de mobilização nacional solicitando, em caráter de urgência, reajuste de 6% a servidores do Poder Executivo. A reivindicação está alinhada ao reajuste das carreiras dos Poderes Legislativo e Judiciário, que já foi concedido.  

Para compor o Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial, haverá um tuitaço das 9h às 11h com a hashtag #RecomposiçãoJá. Ainda no dia 31, o Anffa Sindical irá realizar uma live em seu canal do Youtube (aqui), às 13h. Já o Fonacate entra ao vivo, também em seu canal do Youtube (aqui), às 14h.

Além disso, os recursos para o reajuste dos servidores do Executivo já estão aprovados na Lei Orçamentária de 2023 (LOA 23), não gerando novos gastos além dos já previstos. Obter sucesso na mobilização do dia 31 é importante para a recomposição imediata de 6% e correção de benefícios, mas também terá reflexo reforçando a posição das entidades nas mesas de negociações específicas de cada carreira.

O Anffa Sindical participará da abertura oficial da mesa permanente de negociação com os servidores públicos federais no próximo dia 7 de fevereiro, às 11 horas. A mesa será conduzida pelo Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do recém-criado Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça.

Sergio Mendonça conhece bem os Auditores Fiscais Federais Agropecuários. Como Secretário assinou o último acordo do governo com o Anffa Sindical. Naquele momento, era de conhecimento geral que a alteração da nomenclatura da carreira levaria, ao final dos dois anos de reajustes, o nivelamento com as demais carreiras de auditoria. No entanto, o secretário foi exonerado com o impeachment da Presidente Dilma Rousseff e os governos seguintes não deram continuidade às negociações.

O ANFFA trará para as negociações questões específicas da carreira, como a necessária reestruturação, concurso público e demais temas que permeiam a atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas). As perdas salariais da carreira já acumulam sete anos, totalizando 48,9%.

Os Affas são responsáveis por garantir a qualidade sanitária dos alimentos e, portanto, são fundamentais para a segurança dos alimentos e, por consequência, a segurança alimentar do país. Sofrem sérios problemas de excesso de trabalho, não recebendo por horas-extras, feriados e forças-tarefa, que são realizados sem remuneração extra.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573