Anffa Sindical participa do Dia Nacional de Protestos e governo agenda nova data para mesa de negociações

Foto: Fonacate

O Anffa Sindical e entidades representativas de servidores do Executivo federal, que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizaram, nesta terça-feira (07/03), o Dia Nacional de Protestos. O evento foi composto pelo tuitaço com a hashtag #Recomposiçãojá e ato virtual, transmitido ao vivo (assista completo aqui). 

O indicativo do Dia Nacional de Protestos foi aprovado pelas entidades do Fórum após o governo federal anunciar o adiamento do encontro da Mesa Nacional de Negociação Permanente e não cumprir com o prazo prometido para apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial.

Durante o ato do Dia Nacional de Protestos, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, falou sobre a surpresa do adiantamento da reunião. “Infelizmente não tivemos esse retorno do governo, o que deixa a situação ainda pior, pois o anseio da nossa carreira é muito grande”, afirma. “Nossa defasagem é muito grande, além de termos outras questões sindicais. Precisamos passar por esse reajuste para que possamos regulamentar e abrir as mesas setoriais, com intuito de falarmos sobre os objetivos de cada carreira”, conclui.

Ainda na oportunidade, as entidades que discursaram durante o evento, demonstraram predisposição em uma negociação mais longa caso não haja sensibilidade do governo em negociar neste momento. “O governo não escolheu o ato unilateral, ele optou pelo diálogo. Só que este diálogo, até o momento, tem se revelado pouco efetivo, por isso que estamos aqui protestando”, afirmou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques. 

Após o evento, o governo federal informou que a 3ª rodada da Mesa de Negociação acontecerá nesta sexta-feira (10/03), às 14h30. O intuito é receber uma nova proposta com valores melhores que os apresentados inicialmente, de aumento geral de 7,8% a todas as categorias.

O presidente do Anffa Sindical voltou a falar sobre o assunto, assim que a mesa de negociação foi agendada. “Nós acreditamos que, de alguma forma, a live realizada, juntamente com o Fonacate, veio a pressionar os componentes da mesa de negociação, quanto ao agendamento de uma nova data”, disse. “Esse retorno quase imediato é resultado do engajamento das entidades que compõem o Fórum”, completou.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573