Alerta de golpe: saiba como proteger sua conta “Sou Gov”

Nesta semana, o Anffa Sindical obteve informações de filiados que sofreram golpe com realização de empréstimos consignados após invasão em conta do “Sou Gov”. Utilizando o site, é possível acessar informações pessoais, funcionais e financeiras, além de realizar operações de consignação. Por isso, o Sindicato realizou uma série de orientações para auxiliar seus filiados.

Dicas de segurança

1. Inicialmente, a orientação é que os filiados efetuem a troca de sua senha “SouGov.br”, verifique os dados de contato, como email e senha, bem como verifique as autorizações de empréstimo.

2. Consulte o sistema Registrato do Banco Central AQUI, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.

3. Realize o boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição financeira informando de imediato a fraude no consignado. Se possível, notificando por escrito o ocorrido e requerendo o cancelamento do empréstimo e restituição dos valores. Caso a Instituição financeira não tome as devidas providências, deverá ser ajuizada ação civil buscando tal ressarcimento.

4. Sugere-se ainda notificar ao Ministério da Agricultura e Pecuária quanto ao desconto em folha indevido, requerendo também por escrito, o imediato cancelamento dos descontos em folha.

5. Por fim, orientamos a habilitação em sua conta “GOV.br” a funcionalidade "verificação em duas etapas" que adiciona uma camada a mais de segurança em sua conta SOU GOV, pois, para realizar o login, será preciso confirmar o código gerado no aplicativo de celular GOV BR do titular da conta.

Para habilitar a verificação em duas etapas, podem ser seguidos os procedimentos descritos no endereço AQUI.