Affas intensificam controle fitossanitário em mangas no Vale do São Francisco

Trabalho de excelência também teve reconhecimento pela Coreia do Sul

Affas intensificam controle fitossanitário em mangas no Vale do São Francisco
Foto: Anffa Sindical

Aconteceu, no último dia 30 em Petrolina-PE, um encontro entre representantes da Superintendência Federal de Agricultura do Estado (SFA/PE) a Associação de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco (Valexport) bem como os responsáveis técnicos de unidades produtoras de manga do Vale do São Francisco, a fim de promover a atualização dos agentes da cadeia de produção em relação a normas e monitoramento do produto.

O encontro se deu em razão da necessidade de aperfeiçoar o controle fitossanitário, para a redução do índice de ocorrência da praga quarentenária da Mosca-das-frutas nos pomares de mangas destinadas ao mercado norte-americano. 

De acordo com o chefe do Vigiagro-Vale, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Antônio Romão, determinadas ações de controle possuem momento específico para serem aplicadas, e caso não sejam realizadas com eficiência, o potencial prejuízo econômico é bastante elevado, já que os Estados Unidos são o segundo maior mercado consumidor da manga produzida na região, atrás apenas da União Europeia. Nesse contexto, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza, lembrou que o Vale do São Francisco é responsável por 87% do volume de manga exportada no país, e atende ao mercado americano com 50 mil toneladas anuais.  

Na ocasião, Romão apresentou ainda o plano de trabalho acordado entre Brasil e os EUA, destacando a instrução normativa Nº 20/2010. "Renovamos os compromissos, de ambos os lados em aprimorar e expandir os cuidados na produção da manga, protegendo nossos pomares e garantindo a segurança fitossanitária da fruta" , frisou.

Na parte da tarde do mesmo dia, o grupo realizou uma visita de campo a pomares da região, onde foram realizadas demonstrações práticas do uso das tecnologias utilizadas no cultivo da manga como a Success (isca tóxica) e Delegate (inseticida), momento no qual a  entomologista, especialista no controle biológico de pragas e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Beatriz Paranhos aprofundou conhecimentos sobre Bioecologia e o controle da Mosca-das-frutas.

Em complemento, Antonio Romão descreveu as etapas de produção e supervisão nas quais os Auditores Fiscais Federais Agropecuários atuam em parceria com os produtores a fim de garantir a qualidade do produto exportado. 

“Inicialmente realizamos o monitoramento do controle feito pelo produtor em relação à infestação de pragas no pomar. Em caso de conformidade com os índices estabelecidos, a propriedade obtém seu registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o que comprova sua aptidão para exportar”, explicou o Affa.

Após a produção, a manga é submetida ao tratamento hidrotérmico, que consiste na imersão dos frutos em água quente com o objetivo de controlar doenças pós-colheita (foto).

“Todo o processo de tratamento hidrotérmico é acompanhado pelos Affas nos packing houses. Assim, legitimada a sanidade do produto após o tratamento, a fruta recebe o certificado fitossanitário no ponto de origem. Posteriormente é encaminhada para a zona limpa, embalada e carregada para os contêineres lacrados”, finalizou.

Exportação para a Coreia do Sul

No mês de abril, o Vale do São Francisco (VSF) recebeu a visita de um inspetor sul-coreano (foto) que realizou auditoria em cinco exportadoras de manga da localidade e que são exportadas para o país asiático.

Segundo Antônio Romão, até o ano de 2019 as exportações eram acompanhadas de forma presencial, durante toda a safra, por um inspetor sul coreano. A partir de 2020, com a atualização do plano de trabalho entre os países e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, as auditorias atualmente ocorrem apenas no início de cada safra.

“Anualmente o VSF exporta cerca de 5 mil toneladas de mangas para a Coreia do Sul. Estamos no 7º ano desde a abertura deste mercado, sem interrupções mesmo em meio a pandemia” , informou o Affa.

Clique abaixo e confira a galeria de imagens.

Inspeção de Propriedade
Visita de inspetor Coreano
Supervisão do tratamento hidrotérmico
Tratamento hidrotérmico
Selecao de frutas para exportação
Fruta embalada para exportação
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573