Reestruturação: MGI recebe ANFFA SINDICAL antes do início das Mesas Específicas

“A hora é esta!”, conclamou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, durante a audiência pública na Câmara dos Deputados, na última quinta feira (24). Já no final da tarde do dia seguinte, sexta-feira (25), O secretário de relações de trabalho, José Lopez Feijóo, acompanhado diretor do departamento de carreiras e desenvolvimento de pessoas, Douglas Andrade da Silva e o diretor de relações de trabalho no serviço público, José Borges Filho, receberam de forma extraordinária Janus Pablo e Ricardo Nascimento, presidente e vice do sindicato.

A reunião é fruto de articulação do sindicato, que conjuga contatos frequentes com os principais parlamentares, permanente comunicação com as entidades representativas do setor privado, atuação ativa nos fóruns e frentes de carreiras do serviço público e, principalmente, um forte trabalho junto ao poder executivo, destino final de todas as articulações, mais especificamente o Ministério da Agricultura, Ministério de Gestão e Inovação e Casa Civil da Presidência da República.

A composição da mesa da audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia anterior, refletiu a estratégia do sindicato. Além do legislativo, estiveram presentes representantes do poder executivo, das carreiras típicas de Estado e de entidades representativas do setor privado.

A reunião no MGI foi o primeiro encontro oficial, no âmbito negocial. O objetivo foi prestar esclarecimento e tirar dúvidas sobre o conteúdo do pedido de reestruturação da carreira, formulado pelo Anffa Sindical ao Ministério da Agricultura. O pedido fundamenta-se em proposta aprovada pelos filiados do Anffa Sindical, em AGNE, que contém uma tabela remuneratória correspondente aos vencimentos básicos das carreiras do ciclo de auditoria, com percepção na forma de subsídio, conforme diretriz aprovada em Conaffa.

Os gestores do MGI tiraram dúvidas, esclareceram como se dará a negociação na mesa específica e informaram que o processo administrativo enviado pelo Ministério da Agricultura ao Ministério de Gestão e Inovação, ao qual somente estes têm acesso, está bem montado e consistente.

Nas palavras do Secretário Feijóo, as reivindicações do Anffa Sindical são justas e buscam atender aos requisitos estabelecidos pelo MGI para reestruturação das carreiras: critérios técnicos, orçamentários, políticos e de prioridade.

A reunião era aguardada com ansiedade, e até com um certo sigilo, pelos negociadores do sindicato. Para Janus Pablo “Ter a oportunidade de sentar com os negociadores do MGI, antes mesmo do anúncio do cronograma das rodadas de negociação das mesas específicas, previsto para o dia 4 de setembro, representa um inequívoco sinal de reconhecimento da força alcançada pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários nos últimos anos”. Para Ricardo Nascimento, “a reunião extraordinária é uma demonstração consistente que a condução do sindicato visando a reestruturação da carreira está no caminho certo”.