Ministro Fávaro solicita reestruturação da carreira à Ministra Dweck

Foto: Divulgação

Na tarde de ontem (12/12) o Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, reuniu-se com a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. A pauta foi o processo que solicita a reestruturação das carreiras de auditoria e fiscalização do Mapa. Estavam presentes à reunião pelo Mapa o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e o Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração, Fernando Soares. Pelo MGI, o Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo e o Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

O Ministro Fávaro iniciou a reunião enfatizando a relevância da atuação do Auditor Agropecuário que, segundo ele, está presente em todos os alimentos, citando como exemplo o café servido durante a reunião. Ressaltou o controle de doenças e pragas, citando a influenza aviária, e o papel durante a pandemia. Por fim, demonstrou o apoio técnico na abertura de novos mercados para produtos agropecuários e o aporte de divisas para o país. Em seguida, passou a palavra para o Secretário Carlos Goulart, por ser um Auditor Agropecuário e por estar à frente da secretaria que congrega a maioria dos auditores.

O Secretário fez um histórico da defasagem remuneratória da carreira e do quadro atual, cuja remuneração está abaixo das carreiras do ciclo de auditoria e mesmo do ciclo de gestão. Comentou promessas não cumpridas de governos anteriores. 

O Secretário José Celso Cardoso reiterou seu reconhecimento quanto à relevância da carreira. O secretário esteve como palestrante de painel do último Conaffa, no Rio de Janeiro, antes de assumir a o cargo no MGI.

O Secretário José Lopez Feijóo fez um relato das mesas de negociação e que haverá uma proposta para as carreiras de auditoria e fiscalização do Mapa em segunda rodada de negociação da mesa setorial específica. Porém, não determinou data. A expectativa é que um cronograma seja anunciado na reunião da mesa geral que será realizada na próxima segunda-feira (18).

Para finalizar a reunião, o ministro Fávaro reiterou o pedido de atendimento ao requerido no processo de reestruturação das carreiras. A Ministra Dweck exaltou a relevância do envolvimento do dirigente máximo da pasta e solicitou que na próxima rodada da mesa específica esteja presente um secretário do Ministério da Agricultura.

Para o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, a reunião reiterou as informações, mas trouxe um componente importante, a participação do ministro Fávaro. “Solicitamos o engajamento direto do titular da pasta e ele atendeu à nossa expectativa. Importante também contar com o secretário Goulart que, além do cargo que ocupa, é um Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Continuaremos conduzindo ações para que o MGI apresente uma proposta a fim de submetermos à avaliação dos filiados ao Anffa Sindical”.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573