Durante cerimônia de posse, presidente reeleito do Anffa Sindical conclama filiados à união

O Anffa Sindical transmitiu na manhã de hoje (29), a cerimônia de posse dos eleitos para a condução da Diretoria Executiva Nacional (Direx), das Delegacias Sindicais (DSs), das Seções Sindicais, do Conselho Fiscal e Ouvidoria durante o triênio 2024-2026.

Foto: Image by rawpixel.com on Freepik Edição: Anffa Sindical

Na abertura do evento, o presidente da Comissão Eleitoral (CE) instituída para a condução do pleito, Ézio da Mota parabenizou os eleitos, agradeceu o trabalho dos colaboradores do Sindicato, em especial às diretorias administrativa, de comunicação e jurídica e convocou os filiados ao Anffa Sindical a atuarem com união em prol dos objetivos da carreira. “O Sindicato somos nós. A luta é de todos.” Em complemento à fala de Ézio, a também membro da Comissão Eleitoral, Laucir Rodrigues, agradeceu a confiança dos filiados ao Anffa Sindical no trabalho realizado pela CE e destacou que “a participação dos filiados é tão importante quanto as ações empreendidas pela Direx.”

Janus Pablo, presidente reeleito, destacou a lisura e celeridade com que os trabalhos eleitorais foram conduzidos pela Comissão e agradeceu aos colegas que deixam a Diretoria Executiva Nacional e as delegacias sindicais pelo intenso trabalho realizado na última gestão.

“Quero registrar meu reconhecimento em nome de toda a Direx pelo trabalho executado ao longo desses três anos, nos quais mesmo durante a pandemia, nossos colegas não abandonaram o trabalho sindical, ao contrário, fortaleceram seus vínculos com a carreira, enfrentaram toda sorte de desafios, e agora estão entregando um Sindicato fortalecido. Conseguimos manter nosso patamar de interlocução com o governo e temos firmado posição em espaços como o Fonacate e a Frente Parlamentar Servir Brasil”, avaliou.

De forma complementar, o presidente agradeceu também ao Conselho de Delegados Sindicais do último triênio, que encerrou seus trabalhos na data de ontem. “Tivemos um grupo bastante participativo e estimo que esse novo grupo que entra possa contribuir de igual modo por nossa carreira.”

Destacando os desafios do próximo ano, em especial as negociações pela reestruturação da carreira de Affa, a realização de concursos públicos e de remoção, a regulamentação da Lei do Autocontrole entre outras demandas internas da organização, Janus foi categórico: “Quero contar com a participação de todos. Teremos desafios, mas também podemos ter um ano de colheita do que vimos plantando nos últimos anos. O que vai diferenciar entre a concretização ou não desses objetivos é o nosso envolvimento, nossa participação e luta ativa.”

Ricardo Aurélio, vice-presidente reeleito, endossou as palavras de Pablo e estimou a todos que o próximo ano seja de saúde e realizações pessoais e profissionais. Simplício Lima, atual coordenador do CDS também agradeceu aos delegados sindicais nos 24 estados e no DF pelo engajamento nas ações do Sindicato e deu as boas vindas ao novo grupo de delegados com palavras de encorajamento. De modo especial, destacou a atuação dos colegas João Aranha, Ludimila Saboya e Serguei Brener na condução das ações do Conselho.

Nesse sentido, Pablo lembrou a todos que no próximo dia 09/01 ocorre a primeira reunião do Conselho de Delegados Sindicais eleito para a nova gestão. Na oportunidade, será definida a Mesa Diretora do Conselho bem como ações imediatas de atuação da carreira junto ao governo já noticiadas pelo Anffa Sindical (saiba mais aqui).

Conheça os Eleitos

Em referência à Diretoria Executiva, a atual chapa foi reeleita por um percentual de 60% dos votos válidos (relembre aqui). Com poucas alterações na composição da equipe, que conta com nomes já conhecidos como o presidente e vice, Janus Pablo e Ricardo Aurélio, e o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Antônio Andrade, somam-se à Direx demais Affas engajados na luta sindical como Henrique Pedro Dias, na diretoria de Política Profissional e o ex-presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, na diretoria de Aposentados e Pensionistas. Confira abaixo a lista completa de eleitos e suas áreas de atuação.

Janus Pablo Fonseca de Macedo

Luis Eduardo Cardoso da Rocha
Diretoria de Formação Profissional

Marcos Vinícius da Trindade Lessa Suplente

Em relação às delegacias sindicais, a renovação foi maior. Segundo a Comissão Eleitoral houve renovação de mais de 50% na diretoria das DSs. Apesar disso, delegados atuantes em grandes estados da Federação foram reconduzidos ao posto de titular do Anffa Sindical em suas localidades, como é o caso de São Paulo, onde a atual delegada Gisele Camargo permanece no cargo; Santa Catarina, sob a condução da Auditora Agropecuária Christiane Cattani; Pernambuco, representada por Luiz Gonzaga Filho e Mato Grosso do Sul, liderada pelo Affa Mélvio Vendruscolo.

AC Vitor Vilas Boas  MA Claudia Belmino RJ Felipe Corrêa
AL  Jorge de Souza  MG Peter Honzák  RN Roberto Gastão
AM  Raphael Mattoso  MS Mélvio Vendruscolo RS Beatris Sontag
AP MT Raquel Gimenes RO João Carlos Aranha
BA  Luiz Sério Santana  PA Pedro Paulo Mota RR Sebastião Santana
CE Simplício Lima  PB Marcos José de Souza  SC Christiane Cattani
DF  Egon Vieira  PE  Luiz Gonzaga Filho SP Gisele Camargo
ES  Sara Schroder  PI Francisco Antonio Costa SE Guilherme Reis Dias
GO PR Alexandre Orio Bastos TO Welciton Alves

No Conselho Fiscal também houve mudanças. Saem Sheila Diana de Castro e Mário Peyrot como titulares para dar lugar a Antônio Samarão Gonçalves e Márcio Gomes Squilassi. O Affa Orasil Bandini, que já era titular, permanece no mesmo posto na nova gestão. Como suplentes saem Genilson Santana e Rubens Leite. Em seus lugares assumem Henrique Sant’anna e o ex-titular, Mário Peyrot. Na Ouvidoria, Jerônymo Cesar Messa dá lugar a Carla Porto como titular que terá o Affa Antonio Gusella como suplente.

Conselho Fiscal Ouvidoria
Antônio Samarão Gonçalves Titular Carla Porto  Titular