Número de mulheres Affas em atividade aumentou 66% em uma década

A data de 08 de março é comemorada em todo o mundo o Dia da Mulher. O Anffa Sindical parabeniza à todas as Auditoras Fiscais Federais Agropecuárias (Affas) por sua atuação em todo o Brasil.

Atualmente, as mulheres representam 39% da força de affas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), número significativo, considerando que há dez anos eram pouco mais de 25%, o que representa um aumento de 66% dos postos de trabalho ocupados.

Hoje existem 2.418 Affas ativos. Deste total, 955 são mulheres. A maior parte, entre 41 a 50 anos (364 affas). Apenas 17 affas têm menos de 30 anos e 50 affas estão com mais de 60 anos. Por outro lado, a quantidade de homens aposentados é quase cinco vezes maior que a de mulheres. São 1.941 homens aposentados para 424 mulheres.

A elevação do número de mulheres affas em atividade no Mapa deve-se aos dois últimos concursos. Em 2007, cerca de 40% dos que ingressaram eram mulheres. Já em 2018 aconteceu um fenômeno inédito. Ingressaram mais mulheres do que homens na carreira. Cerca de 57% eram mulheres.

Os dados acima representam uma tendência de mudança na composição do Ministério da Agricultura e Pecuária. Um maior percentual de mulheres ingressantes no último concurso, aliado à quantidade de servidores ativos, mostra que o quadro de pessoal do Ministério pode se inverter muito em breve.

Além disso, o Anffa também traz dados interessantes que marcam todo o Brasil. A região com a maior quantidade de servidoras ativas em 2023 é o centro-oeste, que conta com 317 auditoras agropecuárias (33%). Logo após, está o sudeste com 282 (29%) e sul com 231 (24%). O nordeste aparece com 84 (8%) e a região norte com 41 (4%) affas.

O Anffa Sindical homenageia e parabeniza todas as Affas pela data e destaca a importância de sua participação no trabalho de auditoria fiscal.