Concurso Mapa: superintendente do Acre pede vagas para a região

O superintendente da Agricultura do Acre quer que sejam ofertadas vagas de auditores para a região por meio do novo concurso Mapa.

O superintendente federal da Agricultura do Acre, Paulo Trindade, pede que sejam reservadas vagas de auditor para o Estado do Acre. Um novo concurso Mapa já foi autorizado e terá edital este ano.

O pedido foi divulgado pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro, que esteve reunido com o superintendente. O representante da Agricultura pede oito vagas para auditores na área Animal e Vegetal.

“Peço então que a mesa diretora desta casa envie um ofício ao ministro da Agricultura solicitando essas oito vagas para o Acre, quatro para auditores da área Animal e quatro para área Vegetal. Acho importante a Aleac pedir essas oito vagas ao Acre, o nosso estado é protagonista nessa questão da estrada interoceânica, não podemos ficar de fora disso”, Eduardo.

As informações foram divulgadas pela Assembleia Legislativa do Estado. O parlamentar solicitou que a Casa envie o pedido para que estas vagas sejam aprovadas.

Concurso Mapa tem mais de 400 vagas autorizadas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu aval do Governo Federal para a abertura de um novo concurso com 440 vagas.

Dessas, 200 serão reservadas para a carreira de auditor-fiscal federal agropecuário. As demais serão para:

• agente de atividades agropecuárias - 100 vagas;
  • agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal - 100 vagas; e
  • técnico de laboratório - 40 vagas.

Recentemente, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informou que as cinco profissões que compõem a carreira de auditor-fiscal serão contempladas no concurso, sendo elas:

• engenheiro agrônomo;
  • farmacêutico;
  • médico veterinário;
  • químico; e
  • zootecnista.

Também foi confirmado que as nomeações estão previstas para este ano ainda. Portanto, o edital deve ser publicado de forma ágil.

O prazo limite para a publicação do edital é de até, no máximo, seis meses, ou seja, até 13 de dezembro de 2023.

O que é preciso para concorrer ao concurso Mapa?

O Mapa será um dos poucos órgãos federais a ofertar vagas para cargos de níveis médio e médio/técnico, além do nível superior.

Veja a seguir a distribuição por carreira:

• nível médio: agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (100); e
  • nível médio técnico: agente de atividades agropecuárias (100 vagas) e técnico de laboratório (40); e
  • nível superior: auditor-fiscal federal agropecuário - 200 vagas

Quanto ganham os servidores do Mapa?

Veja a seguir a remuneração inicial dos servidores do Mapa para os cargos que serão ofertados no concurso autorizado:

• agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal - R$9.127,89
  • agente de atividades agropecuárias - R$9.127,89
  • técnico de laboratório - R$9.127,89
  • auditor-fiscal federal agropecuário - R$16.555,33

Os valores acima são referentes à remuneração inicial da carreira, que inclui a soma do vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.

Fonte: QConcursos