Audiência com Ministério da Gestão deixa servidores frustrados, mas prazo para início dos debates sobre a reestruturação da carreira é definido

Foto: Cristiano Eduardo

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (10), entre as entidades representativas dos servidores públicos e o secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o governo anunciou que apenas fará a definição do percentual de reajuste concedido aos servidores do executivo federal após a aprovação do novo arcabouço fiscal, que deve acontecer no final deste mês.

O encontro foi resultado de mais uma rodada de diálogos da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que, nesta etapa discutiu as chamadas pautas remuneratórias, como reajustes de vencimentos para os próximos três anos, bem como dos benefícios de alimentação, auxílio creche e o per capita saúde.

Representantes das entidades convidadas relataram o sentimento de frustração perante o governo, já que havia uma expectativa de resposta ao pedido de 26% de reajuste, necessário para minimizar as perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos últimos anos.

Com isso, a pauta foi adiada para setembro, quando finalmente o governo conhecerá a margem da qual poderá dispor para esse fim, definida pelo arcabouço fiscal.

Reestruturação

Ainda na mesma ocasião, o MGI definiu a data de início das Mesas Específicas de Negociação, nas quais o Anffa Sindical pleiteará a reestruturação remuneratória da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Com início em 04/09, estão previstos, a princípio, dez encontros nos quais as pautas de todas as carreiras serão segmentadas e debatidas de acordo com as especificidades de cada pedido. O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, explica um pouco mais sobre esse cenário.

“Os pedidos de reestruturação serão segmentados com base na tipologia da solicitação, uma vez que há vários tipos de reestruturação e suas consequentes propostas de alterações. Conforme forem definidos os grupos por tipologia, o calendário de encontros será divulgado, bem como a presença do Anffa Sindical no encontro correspondente à pauta em questão.”

Como forma de preparo para esse momento de diálogo com os servidores, o governo realizará um seminário entre o final de agosto e o início de setembro para discutir ideias estruturantes sobre as carreiras.