Abrafrutas declara apoio às principais pautas do Anffa Sindical

Foto: Anffa Sindical

O Anffa Sindical esteve presente, nesta terça-feira (15/08), em reunião com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). O objetivo foi buscar apoio para as pautas de reestruturação e concurso público.

A Abrafrutas detém aproximadamente 80% do volume total de frutas frescas exportadas pelo Brasil. De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário e diretor de Relações Institucionais da Delegacia Sindical da Bahia, Cássio Peixoto, para a exportação, a Associação necessita do Certificado Fitossanitário de Origem, emitido por auditores agropecuários. “O volume de frutas exportadas é muito alto, às vezes a entidade leva prejuízo, não por negligência do auditor agropecuário, mas pela falta dele”, afirmou o diretor. “Por esse motivo, a Associação fará um documento em apoio às nossas duas principais pautas: reestruturação e concurso público”, finalizou.

Apesar do Governo Federal ter anunciado 200 vagas para concurso público, o objetivo do Sindicato é pleitear a utilização do quadro reserva.

Ademais, a Abrafrutas encaminhará documentos de apoio ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e à Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Ainda de acordo com Cássio Peixoto, a Associação estará presente para apoiar o Sindicato na audiência que discutirá os dois principais temas de interesse da carreira, na próxima quinta-feira (24/08), na Câmara dos Deputados (saiba mais aqui). A entidade será representada pelo seu presidente, Guilherme Coelho, que também esteve presente no encontro com o Sindicato, na última terça-feira.

Participaram também da reunião, o Diretor Executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, a diretora de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Consuelo Garrastazu Côrtes, e o diretor de Relações Institucionais da Delegacia Sindical do Paraná do Anffa Sindical, Roberto Siqueira.