Auditora Agropecuária carrega paixão pela patinação artística e se destaca em competição do Mercosul

Isabela Ciarlini patina desde sua infância e diz que seu desejo é continuar praticando enquanto tiver disposição. Recentemente, Affa foi medalha de ouro na XIX Copa Mercosul de Patinação Artística

Fotos: Christiano Santiago

Isabela Ciarlini de Azevedo, de 42 anos, é Auditora Fiscal Federal Agropecuária. Na maior parte do tempo, se dedica ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA-MG), onde está lotada. Já em seu tempo livre, Isabela encontrou a patinação artística, sua paixão esportiva que a levou à pódios pelo Brasil.

Médica veterinária formada na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, Isabela patina desde sua infância. Ao fim do seu mestrado, descobriu que havia aulas de patinação artística em um clube no Rio de Janeiro, onde residia. Em pouco tempo de aulas, se apaixonou pelo esporte e decidiu que gostaria de praticá-lo até quando fosse possível.

Na mesma época, a médica veterinária realizou o concurso do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a carreira de Auditora Fiscal Federal Agropecuária, em 2007. Após aprovação, foi designada para o Mato Grosso do Sul (MS), onde não havia uma escola de patinação artística. Somente dois anos depois, o ex-técnico gaúcho, André Volnei, se mudou para a cidade e começou a dar aulas. “Eu fui a primeira aluna da escola dele”, diz Isabela.

Após mais dois anos no MS, foi transferida para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA-MG), próximo a Belo Horizonte, onde pode continuar praticando, agora com seu atual técnico, Cláudio Araújo. “É o meu hobby, minha forma de aliviar o estresse do dia a dia e esquecer todos os problemas fazendo algo saudável”, pontua.

Mesmo praticando o esporte por um longo tempo, Isabela conta que nunca pensou em ser mais do que uma amadora, pois já iniciou os treinamentos com idade avançada. “O tempo de dedicação necessário para me tornar uma profissional seria incompatível com as minhas atividades atuais”.

Apesar disso, quando há oportunidade, a patinadora participa de apresentações e campeonatos de sua categoria. “Eu topo o desafio, pois é uma forma de me cobrar para tentar evoluir cada vez mais no esporte”, afirma. “Meu objetivo hoje é chegar no melhor nível técnico possível e continuar praticando enquanto eu tiver disposição pra isso”.

Recentemente, Isabela encontrou a oportunidade de participar da XIX Copa Mercosul de Patinação Artística. A importante competição foi realizada de 6 a 12 de novembro/2023, em Campo Bom (RS), e contou com mais de 750 patinadores inscritos. O evento é dividido por categorias de acordo com a idade e nível técnico, desde iniciantes até internacionais. “Foi o maior campeonato de que já participei”.

Na oportunidade, a patinadora se consagrou com o ouro em sua categoria, Livre Individual Feminino Estadual Básico Master. “É sempre uma experiência muito enriquecedora e de muito aprendizado poder participar destes eventos”, diz. “Considero como uma competição comigo mesma, onde busco sempre tentar fazer o meu melhor naquele momento e ter controle mental para evitar que o nervosismo atrapalhe meu desempenho. Não me importo com o resultado final, o que me deixa satisfeita é se eu perceber que consegui fazer o meu melhor”.

Durante a competição, participaram atletas de vários países da América do Sul e de idades desde 04 até 62 anos, incluindo provas paradesportivas (atletas com síndrome de Down ou portadores do espectro autista ou outros tipos de disfunções motoras ou ausência de membros). “O esporte é algo inclusivo, que acredito que contribui demais para nosso crescimento e desenvolvimento enquanto pessoas e servidores públicos”, afirma. “A persistência, dedicação e resiliência necessárias à evolução em um esporte muito difícil podem ser comparadas aos atributos necessários para enfrentarmos os desafios diários enquanto servidores públicos brasileiros”, conclui.