Auditores do Ministério da Agricultura se mobilizam contra o ingresso da Peste Suína Africana no RS

Desde sexta-feira, 30 de julho, os auditores fiscais agropecuários federais do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) passaram a inspecionar toda a bagagem dos passageiros que desembarcam em Porto Alegre nos três voos semanais da Copa Airlines provenientes do Panamá. A medida faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do Ministério da Agricultura que foi publicado após confirmação de ocorrência de dois focos de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana.

"Os aeroportos com voos procedentes do Panamá receberam instruções para inspecionar 100% das bagagens, mas há uma necessidade de adoção de força tarefa nestes aeroportos por conta do déficit de pessoal”, afirma Consuelo Garrastazu Paixão Cortes, chefe da Unidade Descentralizada de Vigilância Agropecuária Internacional de Porto Alegre, localizada no Aeroporto Salgado Filho. Segundo Consuelo, que também é diretora de Relações Institucionais do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), foram apreendidas amostras de grãos e carne suína no aeroporto da capital gaúcha desde o início da operação.

Atualmente apenas sete auditores trabalham na unidade do aeroporto, em Porto Alegre, sendo que cada voo é inspecionado por três servidores. O número reduzido faz com que a média na liberação das bagagens chegue a 1h30min. “A falta de pessoal na fiscalização evidencia a necessidade urgente de concurso para auditores fiscais federais agropecuários, carência que não é exclusiva da área de vigilância”, alerta Soraya Elias Marredo, delegada do Anffa Sindical no Rio Grande do Sul (DS-RS).

Segundo Rojanna Girardi, auditora responsável pelo Programa Nacional de Sanidade Suína no Rio Grande do Sul, é "importante a união dos diversos serviços de fiscalização a fim de evitar o ingresso da doença no Brasil. Devemos disseminar a informação aos viajantes de que não devem visitar criações de suínos, evitando uma possível propagação do vírus."

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573