Picanha brasileira é eleita o melhor prato do mundo

A picanha brasileira é eleita o melhor prato do mundo segundo o ranking TasteAtlas. A carne ficou à frente de todos os outros pratos pelo mundo; Vatapá, escondidinho e tutu de feijão também apareceram no ranking das 100 melhores comidas do mundo

Foto: Freepik

O corte da picanha, um dos mais apreciados entre os amantes de churrasco, recebeu o título de melhor prato do mundo, segundo o ranking elaborado e divulgado pelo Taste Atlas – uma enciclopédia online reconhecida por avaliar itens gastronômicos. O Vatapá também foi um dos destaques.

A carne recebeu 4,75 de 5 estrelas em avaliações de usuários do site e ficou à frente do roti canai, pão folhado da Malásia, phat kaphrao, carne da Tailândia. No entanto, vale ressaltar que em 2022, a picanha havia alcançado o segundo lugar no ranking dos 100 melhores alimentos tradicionais do mundo pelos mesmos prêmio. As classificações anuais do TasteAtlas das melhores cozinhas, pratos, cidades gastronômicas, produtos alimentícios e ingredientes, bem como listas de restaurantes e livros de receitas lendários, foram divulgados nesta terça-feira (12).

O TasteAtlas também divulgou a lista com as melhores cozinhas do mundo, e a brasileira ocupa o 12º lugar. A Itália e o Japão registaram a mesma classificação média, mas a Itália voltou a ocupar o primeiro lugar neste ano devido a uma classificação mais elevada do seu prato mais bem avaliado – a pizza.

Todos os rankings da plataforma TasteAtlas não são feitos por profissionais do ramo gastronômico ou chefs, mas sim por usuários espalhados pelo mundo todo, que contam suas experiências em notas de 0,5 a 5 para cada prato. No fim, o site coleta todas as avaliações e gera uma média, montando a classificação geral. Para a lista de melhores pratos, o guia se baseou em mais de 270 mil avaliações para quase 11 mil refeições.

O ranking do TasteAtlas é feita com base em votos de usuários do site e de um mecanismo que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet. Outras comidas brasileiras aparecem entre as 100 melhores: o vatapá ficou em 16º (nota 4,61), o escondidinho apareceu em 58º (nota 4,52) e o tutu de feijão ocupou o 93º lugar (nota 4,49).

Veja quais são os 15 melhores pratos do mundo

Picanha, Brasil