MGI agenda reunião sobre reestruturação com o Anffa no próximo mês

A expectativa é de que nesse segundo encontro, o governo apresente uma proposta em atendimento às pautas de reestruturação remuneratória, conforme aconteceu nas Mesas de Negociação já encerradas.

MGI agenda reunião sobre reestruturação com o Anffa no próximo mês
Foto: Freepik.com

Foi divulgada na tarde ontem (10) a data da segunda rodada de negociação entre o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e as carreiras do Ministério da Agricultura e Pecuária na mesa Específica de Negociação. O encontro acontece no dia 15/02 às 15h na sede do MGI.

A expectativa das carreiras de Auditoria e Fiscalização Agropecuária (Affas) e dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (TFFAs) é de que nesse segundo encontro, o governo apresente uma proposta em atendimento às pautas de reestruturação remuneratória de ambas as categorias, conforme aconteceu nas Mesas de Negociação já encerradas.

Cabe relembrar que a primeira rodada da Mesa Específica do Mapa, a qual discute assuntos particulares de determinadas carreiras foi realizada no dia 09 de outubro de 2023, ocasião na qual o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, apresentou formalmente a carreira de Affa, bem como seus desafios atuais e a proposta de reestruturação elaborada pelo Sindicato. (link)

Na ocasião, o secretário de relações de trabalho do MGI, José Lopes Feijóo reiterou o que já houvera manifestado anteriormente, que a carreira cumpria três dos quatro critérios técnicos para a concessão da reestruturação (técnico, político e jurídico), restando apenas a lacuna da questão orçamentária para a concretização da demanda.

Para o presidente do Anffa Sindical, a segunda rodada da Mesa Específica é um marco significativo na luta pela materialização da pauta. Em complemento, o dirigente explicou sobre os próximos passos da carreira a partir desse encontro.

“Nós queremos ver a proposta do governo, e para levar a apreciação, análise, discussão e deliberação das bases o mais rápido possível. A ideia é que logo após a reunião do MGI, ainda no mesmo dia, tenhamos uma reunião virtual entre a Diretoria Executiva Nacional e o Conselho de Delegados Sindicais (CDS) para apresentar a proposta, caso ocorra. Caso contrário, na mesma oportunidade discutiremos possibilidades de intensificar a mobilização da carreira, que já vai estar em andamento.”