Mesa Específica de Negociação para reestruturação da carreira de Affa é definida

Trabalho de comunicação e institucional do Anffa Sindical garantiu audiência com o MGI no próximo dia 09/10

Foto: Freepik.com

Conforme definido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), as carreiras que pleiteiam reestruturação foram segmentadas em grupos de interesses afins, os quais têm sido convocados à discussão à medida em que o governo viabiliza o atendimento às questões apresentadas.

Nesse contexto e conforme já evidenciado pelo presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, foram realizadas agendas com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do MGI a fim de que fosse convocada, em tempo mais breve possível, a audiência com o Sindicato, “para que tenhamos tempo hábil para negociar”, disse Janus. “Não aceitaremos de forma passiva que algumas carreiras tenham prioridade de atendimento em um cenário no qual temos trabalhado há no mínimo uma década”, criticou.

Assim, diante de tais intervenções, ficou definida a realização da audiência para o dia 30/10, pouco menos de dois meses após a abertura das Mesas Específicas, informação corroborada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal

Porém, não satisfeita, a diretoria do Anffa Sindical dedicou esforços a fim de que a data fosse abreviada. Por meio de matérias publicadas na grande imprensa e de audiências com o ministro Carlos Fávaro, e a ministra Esther Dweck, bem como seus secretários, Irajá Lacerda e José Lopes Feijóo, assim como a intervenção de parlamentares apoiadores da pauta, finalmente foi divulgada a agenda do dia 09/10, no qual o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários será recebido na Mesa Específica de Negociação, quando serão discutidos os aspectos financeiros para a concretização da pauta de reestruturação remuneratória.

Cabe destacar que, no último mês, o secretário de relações de trabalho José Lopes Feijóo atestou de forma preliminar que a carreira dos Auditores Agropecuários já cumpre os quatro requisitos definidos pelo órgão para a concessão da reestruturação. A última etapa a ser finalizada é a resolução da questão orçamentária que dará viabilidade à mudança.

Para Janus, "a alteração na data de nossa audiência foi uma determinação do gabinete da própria ministra Esther Dweck, o que mostra a relevância e o reconhecimento da carreira dos Affas perante o governo. Com essa notícia, celebramos o fato de estar um passo mais perto da concretização de uma pauta fundamental para nossa carreira", finalizou o presidente.