Sidebar

Sex, Jun

Releases

Auditores fiscais federais agropecuários (Affas) que atuam no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Porto de Salvador, na Bahia, eliminaram, nesta terça-feira (2/4), 44 toneladas de trigo mofado importado da Argentina. O produto, se consumido, é nocivo para a saúde humana e animal.

O trigo chegou ao Brasil no dia 28 de fevereiro, foi fiscalizado em uma operação de rotina dos auditores que atuam na Vigilância Agropecuária do Porto de Salvador e levado para análise. O resultado apontou que o produto estava mofado. “O trigo, em geral, vem em contêineres e, às vezes, ocorrem infiltrações. A umidade acaba gerando mofo que libera microtoxinas. Se ingerido pelo ser humano, pode alojar no fígado e ser fatal”, afirma o delegado do Anffa Sindical na Bahia, Elias Elói de Santana.

O resultado do exame ficou pronto 72 horas depois da carga chegar ao porto, mas há um trâmite para que o produto seja eliminado. “A empresa importadora é a responsável pela inutilização. O processo é acompanhado pelos auditores fiscais federais agropecuários, que são os responsáveis por lavrar o termo de descarte”, conta Elias.

“Um produto como esse, se fosse processado e transformado em pães, biscoitos e outros produtos similares, poderia tranquilamente infectar a população devido a presença de microtoxinas”, alertou o delegado e Auditor Fiscal Federal Agropecuário sobre a importância da operação.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação