Estratégicas em oposição à Emenda Constitucional 95 são definidas em reunião com o Fonasefe

No encontro, também foi destacada a supressão do artigo 92-A, do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que proibia reajuste salarial, contratação de novos servidores e reestruturação de toda e qualquer carreira

Nesta terça-feira (17/07), os representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), incluindo o Anffa Sindical, estiveram reunidos, em Brasília, com o intuito de traçar estratégias aos acontecimentos políticos atuais.

No encontro, foi destacada a supressão do artigo 92-A, do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que proibia reajuste salarial, contratação de novos servidores e reestruturação de toda e qualquer carreira, além definir as estratégias relacionadas à Emenda Constitucional (EC) 95, que congela os investimentos públicos por 20 anos.

Dando ênfase a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, manifesto coletivo que visa consolidar as principais pautas de reivindicação popular, também ficou definido o Dia Nacional de Luta da Valorização dos Servidores Públicos, a ser realizado no dia 10 de agosto, e delineadas ações para esta data, como a elaboração de material informativo e de textos padrões para serem enviadas as bases sindicais, por exemplo.

De acordo com Antônio Andrade, diretor de política profissional, neste período é necessário que o Sindicato convoque suas bases. “As atividades propostas pelo Fonasefe estão correlacionadas com as recomendações do Fonacate. O Anffa vem participando ativamente nos dois fóruns, com o objetivo de enviar aos demais servidores as especificidades da carreira e, ao mesmo tempo, nos inteirar das decisões das demais carreiras. A luta pela LDO, por exemplo, foi um trabalho realizado em conjunto”, explicou.

Também representando o Sindicato juntamente com Andrade, o diretor suplente da Delegacia Sindical da Bahia (DS-BA), Ernesto Bezerra, esteve presente na reunião.